Transparência nas ações e dados relativos às OSC

04/08/2017

 

 

A Lei nº 13.019/14 e o Decreto Federal nº 8.726/16, dentre outras determinações, exigirão que tanto a administração pública, quanto as Organizações da Sociedade Civil – OSC, deem publicidade e promovam a transparência das informações referentes à seleção e à execução das parcerias.

 

Além da obrigatoriedade das informações sobre a gestão das parcerias com a utilização de recursos públicos, deverão ser colocados à disposição do público interessado outros dados estatísticos que permitam acompanhar e analisar os números relativos às OSC.

 

Procedimentos a serem adotados pela administração pública

 

A administração pública deverá manter, em seu sítio oficial na internet, a relação das parcerias celebradas e dos respectivos planos de trabalho, por até 180 dias após o respectivo encerramento.

 

Neste caso, ficariam dispensadas da publicação apenas as parcerias realizadas no âmbito de programas de proteção a pessoas ameaçadas, cuja divulgação prejudicaria totalmente a finalidade de resguardar as vítimas em situação de risco.

 

Para cumprir o que determinam os dispositivos legais supracitados, a administração pública deverá divulgar informações referentes às parcerias celebradas com OSC em dados abertos e acessíveis, devendo mantê-los no seu sítio eletrônico oficial e na plataforma eletrônica.

 

Procedimentos a serem adotados pelas OSC

 

Já as OSC deverão divulgar nos seus sítios eletrônicos oficiais, na internet e em locais visíveis de suas sedes sociais e dos estabelecimentos em que exerçam suas ações, todas as parcerias celebradas com a administração pública. As informações deverão incluir, no mínimo:

  • A data de assinatura e identificação do instrumento de parceria e do órgão da administração pública responsável

  • O nome da OSC e seu número de inscrição no CNPJ

  • A descrição do objeto da parceria

  • O valor total da parceria e valores liberados, quando for o caso

  • A situação da prestação de contas da parceria, que deverá informar a data prevista para a sua apresentação, a data em que foi apresentada, o prazo para a sua análise e o resultado conclusivo

  • Quando vinculados à execução do objeto e pagos com recursos da parceria, o valor total da remuneração da equipe de trabalho, as funções que seus integrantes desempenham e a remuneração prevista para o respectivo exercício.

  • Esses dados precisam ficar disponíveis desde a celebração das parcerias até 180 dias após a apresentação da prestação de contas final

Vale ressaltar que quando ocorrer a atuação em rede, caberá à OSC celebrante divulgar as informações acima, inclusive com relação às demais participantes (OSC não celebrantes e executantes), demonstrando, assim, a transparência esperada na execução dos projetos e atividades.

 

fonte: nossacausa.org

 

 

 

 

Please reload

© 2018 • Todos os direitos reservados para UNISAU
Desenvolvido por Neoway Silver