top of page

SIMPÓSIO MÉDICO UNIFAE PROMOVE ENCONTRO COM ESPECIALISTAS


Buscando aprofundar temáticas das disciplinas curriculares, os alunos do curso de Medicina puderam participar, nos dias 24 e 25 de outubro, de uma série de palestras com renomados profissionais brasileiros. A programação do 1º. Simpósio Médico UNIFAE contou com atividades práticas e vários workshops simultâneos, que os estudantes puderam escolher de acordo com suas áreas de interesse.



Para o coordenador do curso, Prof. Dr. Mario Augusto Rocha, esta é uma grande oportunidade para que conheçam as novidad


es no campo da Medicina: “Nosso objetivo é atualizar os futuros médicos, colocando-os em contato com grandes profissionais.”


“Esta troca de informações é fundamental”, enfatiza Ana Laura Matthes, aluna do 6º período. “Já divido com o meu pai os acontecimentos da faculdade e ele me conta da prática do consultório, mas hoje estou tendo o privilégio de participar de uma atividade dirigida por ele.”


Coube ao cirurgião Antônio Augusto de Almeida Matthes conduzir o “passeio à cirurgia pediátrica”, no qual compartilhou o conhecimento acumulado em 30 anos de profissão. “As anomalias e doenças congênitas do recém-nascido são o principal foco de atenção do cirurgião pediátrico, então é preciso enfatizar a importância de se realizar com eficiência os principais diagnósticos e os procedimentos necessários. Fico feliz em mostrar aos estudantes que lá fora existe uma vida que você doa aos pacientes. Nossa profissão é muito gratificante.”


Com relação à escolha da filha, o Dr. Antônio Augusto se orgulha em ver que ela seguindo seus passos: “Tenho observado um ótimo desenvolvimento da Ana, que é muito empenhada nos estudos. Também ouço falar muito bem da UNIFAE. Então, não poderia estar mais satisfeito.”


Atendendo ao convite da professora Laura Rezende, a coordenadora do núcleo de educação do SAMU, Julia Brandino Luvisoto, dirigiu uma atividade prática sobre o “atendimento de trauma no pré-hospitalar”.


Para o estudante do 8º período, Amarílio Costa, a experiência foi superinteressante: “No momento do resgate, o paciente depende totalmente do profissional. Participar como voluntário para demonstrar estes procedimentos é uma forma de aprender na prática.”


Outro tema que despertou muito interesse foi o câncer de pele, abordado pela Dra. Aparecida Machado de Moraes, professora da UNICAMP. Com enfoque na apresentação dos tumores cutâneos – carcinomas, lesões melanocíticas e melanomas – a especialista explanou sobre a apresentação clínica destes tumores, mostrando a aparência na pele, as possíveis evoluções e tratamentos. “Os alunos estavam muito atentos, é um sinal de que a informação interessou a eles. Gosto bastante da forma como a UNIFAE está conduzindo o curso de Medicina, que tende a se tornar cada vez melhor.”, comenta a dermatologista.


O Dr. Élinton Adami Chaim, professor titular da UNICAMP e coordenador do grupo Vias biliares: pâncreas e obesidade, abordou a cirurgia bariátrica, enfatizando que a obesidade é a grande doença do século: “É a mais prevalente e também a que traz mais complicações para a saúde do paciente”, explicou. “É um prazer enorme estar aqui mais uma vez e um prestigio ter meu nome lembrado pela Instituição. A faculdade de Medicina vem crescendo e formando os excelentes profissionais de que a população necessita.”


Ação solidária – Para se inscrever nas atividades, os estudantes de Medicina doaram produtos de higiene, que serão destinados à APAE. “A UNIFAE está sempre enfatizando a questão da humanização”, explica a Profa. Dra. Laura Rezende. “Ao mesmo tempo que estamos aprendendo, podemos também beneficiar o próximo.”

FacebookTwitterWhatsAppLinkedInEmail

bottom of page