Cinema itinerante movido a energia solar tem sessões gratuitas no interior do RN

07/07/2020

Um cinema itinerante vai passar por cidades do interior do Rio Grande do Norte nesta e na próxima semana para exibir filmes gratuitos à população. A ação faz parte do Circuito Cinesolar, que roda locais onde há pouco acesso à cultura da sétima arte.

Nesta quinta-feira (11), o projeto está em João Câmara, no próximo sábado (13) vai para São Miguel do Gostoso e na próxima semana fará ações em Touros e Parazinho.

O Cinesolar se baseia em uma van, que é equipada com placas solares que possibilitam a mostra de filmes e apresentações artísticas em espaços públicos, com entrada gratuita.

O projeto vai passar neste ano por mais de cem cidades em sete estados do país. Ele utiliza energia limpa e renovável para exibir os filmes e conta com 100 assentos para o público no interior do veículo, telão com metragem de 200 polegadas, sistema de projeção e som, e até um estúdio de gravação. Quando chegam às cidades tudo é retirado da van e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas.

 

Sobre o projeto

 

Desde o início das atividades em 2013, o projeto realizou cerca de 670 sessões com a exibição de mais de 100 filmes, entre curtas-metragens (de temática socioambiental) e longas em 285 cidades do Brasil, percorrendo mais de 70 mil km e chegando a 110 mil pessoas, além de 180 oficinemas, com um total de cerca de 5,5 mil participantes.

“Nesse período, foram economizados mais de 1.777,6 kW de energia elétrica, equivalentes a cerca de 5,1 mil horas de uma geladeira ligada sem interrupções. Além de realizar sessões sustentáveis, as temáticas dos filmes trazem a sustentabilidade à tona, com foco em três eixos: social, econômico e ambiental”, explicou Cynthia Alário, idealizadora e coordenadora do projeto.

 

FONTE: https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2019/07/11/cinema-itinerante-movido-a-energia-solar-tem-sessoes-gratuitas-no-interior-do-rn.ghtml

 

 

Please reload

© 2018 • Todos os direitos reservados para UNISAU
Desenvolvido por Neoway Silver