top of page

UNIFAE forma a primeira turma de Medicina


A primeira turma de Medicina da UNIFAE (2014-2020), formada por 52 estudantes, colou grau na tarde desta quinta-feira (3), representada presencialmente por Caroline Sayuri Moriya, que fez o juramento acompanhada virtualmente pelos demais colegas.

Em função do isolamento imposto pela pandemia da Covid-19, a solenidade acadêmica foi realizada no auditório da UNIFAE e transmitida pelo canal da Instituição no Youtube, contando apenas com a presença do prefeito municipal Vanderlei Borges Carvalho, do reitor da UNIFAE, Prof. Dr. Marco Aurélio Ferreira, da vice-reitora Anita Bellotto Nagib, do coordenador do curso de Medicina, Dr. Mário Rocha, e da secretária geral Célia Madalena Thomé Blasi.


Depois da apresentação virtual de todos os formandos, o orador da turma foi convidado a se pronunciar pela plataforma Zoom. Lamentando que não pudessem estar juntos neste momento tão importante, Gabriel Annichino Batagin considerou que a excepcionalidade da situação combinava, entretanto, com as duas palavras que havia escolhido para definir a T1:


“Escolhi exceção e heterogênea. A primeira, por todas as singularidades que tivemos de enfrentar como turma pioneira e, a segunda, por termos tantas características diferentes, tanto em relação à faixa etária quanto aos locais de origem – somos dos mais diversos estados do Brasil. O mais importante, porém, foi que nos unimos para a realização de um sonho e enfrentamos juntos momentos desafiadores, compartilhamos tristezas e alegrias.” Finalizou agradecendo o apoio dos familiares e os professores, usando a citação de Isaac Newton: “Se cheguei até aqui foi porque me apoiei no ombro de gigantes”.

Em seguida, o paraninfo da turma, Prof. Me. Reinaldo Biscaro, agradeceu aos alunos pela honra da escolha e os lembrou que neste momento em que assumem o juramento de Hipócrates, protótipo de médico exemplar, tornam-se depositários do anseio humano por cuidados e pela cura. Lembrou os estudantes da amizade que construíram e do esforço que realizaram para chegar até aqui, e conclui aconselhando-os a serem bons, afetuosos e justos no exercício da profissão.

O patrono da T1, Prof. Dr. Luciano Resende Ferreira, ao cumprimentar os estudantes pela trajetória bem sucedida, disse que durante o período de convivência acadêmica também realizou um sonho: “Sempre quis dar aulas em um curso de Medicina e contribuir para a formação de profissionais como vocês. Ao longo destes anos, compartilhamos momentos de muita luta, dedicação, cobrança e carinho. Deus me presentou com a oportunidade de encontrar esta turma.”


A presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), Dra. Irene Abramovich, se pronunciou dando as boas-vindas aos novos colegas: “O Conselho Regional é a casa do médico, a qual podem recorrer sempre que precisarem de orientação. Vocês foram forjados em meio a uma pandemia, um momento de luta dura, mas também de valorização do médico. Desejo muito sucesso a todos.”


O prefeito de São João da Boa Vista, Vanderlei Borges de Carvalho, mencionou a felicidade de que a realização deste sonho tenha acontecido durante o seu mandato. “Este era o sonho de muita gente, desde a década de 1960. Portanto, foi com muita alegria que abri as portas das Unidades de Saúde e auxiliei nas negociações junto à Santa Casa para que os estudantes pudessem estagiar e atender a população. Desejo que possam efetivamente ajudar nosso país, que precisa de médicos que gostem de gente. Acredito que não exista nada mais nobre neste mundo do que salvar vidas.”, concluiu.


Encerrando a cerimônia, o reitor, Prof. Dr. Marco Aurélio Ferreira destacou o trabalho e esforço de todos que contribuíram para esta importante conquista da UNIFAE: “Quero lembrar especialmente da dedicação do ex-reitor Prof. Arten, da ex-vice-reitora Maria Helena, da professora Anita, que agora está ao meu lado na reitoria e acreditou que este era um sonho possível, e do Prof. Mario, que fez um grande trabalho como coordenador do curso de Medicina e sem o qual tudo teria sido mais difícil. Finalmente, meu muito obrigado ao prefeito Vanderlei, pelo apoio permanente, e aos estudantes e familiares que confiaram em nosso projeto. Ao encerrar esta cerimônia, meu agradecimento especial à equipe do Labcom, responsável por esta transmissão, e meus cumprimentos a todos que nos prestigiaram.”


Importantes autoridades, via plataformas digitais, também participaram da solenidade, entre elas: Dr. Gilberto Archero do Amaral (Comendador de Medicina do Trabalho indicado pela Associação Brasileira de Profissionais de Higiene, Saúde e Engenharia de Segurança do Trabalho); Dr. Lavínio Nilton Camarim (ex-presidente do CREMESP); Dr. René Mendes (representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e professor sênior da Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos); e José Carlos Paludetto (Superintendente Estadual do Ministério da Saúde).


fonte: https://www.fae.br/noticias/unifae-forma-a-primeira-turma-de-medicina/

bottom of page